quinta-feira, 28 de maio de 2009

Intoxicação por Alumínio??

Pouco se conhece sobre o efeito do alumínio sobre as pessoas e os animais. Muitos psitacídeos (Papagaio e araras) com seus bicos poderosos, destroem facilmente os comedouros de alumínio, ingerindo pequenas partes do metal. O pior de tudo que este tipo de comedouro é indicado e comumente vendidos nas lojas de animais.

Muitos clientes questionam se a ingestão deste metal pode causar problemas, porem até o momento não encontramos nada na literatura especializada sobre intoxicação em animais, principalmente em aves. Mas começam a surgir os primeiros trabalhos sobre intoxicação em humanos e certamente logo virão estudos com animais.

De acordo com o que vem sendo demonstrado em estudos recentes passamos a indicar somente o uso de comedouros de cerâmica esmaltada, plástico, vidro ou aço inox. Caso o comedouro seja de alumínio, somente se for revestido de epóxi, mas também é contra-indicado caso a ave tenha mania de destruir/debicar o comedouro.

O ALUMÍNIO presente na água e nos alimentos é absorvido pelo sistema digestivo indo para o sangue. Cerca de 70 a 90% do alumínio absorvido é excretado na urina e nas fezes, sendo que o restante é depositada no cérebro, pulmões e ossos. O alumínio pode também entrar no organismo pela respiração do ar contaminado, ou através da pele.

Outro fator que merece destaque é o da composição da liga de alumínio utilizada pela indústria, que pode ser de 2 tipos principais: 1) alumínio/silício/ferro e, 2) alumínio/silício/manganês. Os utensílios feitos com liga contendo manganês liberam uma maior quantidade de alumínio nos alimentos, quando comparados com a liga contendo ferro.

"A intoxicação por alumínio (Al) tem sido cada vez mais estudada. Tem sido associada à constipação intestinal, cólicas abdominais, anorexia, náuseas, fadiga, alterações do metabolismo do cálcio (raquitismo), alterações neurológicas com graves danos ao tecido cerebral. Na infância pode causar hiperatividade e distúrbios do aprendizado. Inúmeros estudos consideram que o alumínio tem um papel extremamente importante no agravamento do mal de Alzheimer (demência precoce). O excesso de alumínio interfere com a absorção do selênio e do fósforo.

Os alimentos ácidos aumentam a absorção do alumínio e aumentam a liberação do alumínio das panelas fabricadas com este metal.

Nos casos mais importantes de contaminação por alumínio é muito importante que todas as panelas da casa sejam trocadas por panelas de aço inox (inclusive a panela de pressão que pode ser de inox ou revestida de Teflon). Outras fontes de contaminação com alumínio são: medicações anti-ácidas, utensílios de cozinha de alumínio, papel aluminizado, cremes para a pele com alumínio, farinha branca de trigo, fermentos em pó, queijo (o fosfato de alumínio é usado como emulsificante) água gaseificada, tubos de pasta de dente de alumínio e desodorantes anti-perspirantes."

Fonte: Associação Brasileira de Medicina Complementar

http://www.medicinacomplementar.com.br/

Nenhum comentário: