quinta-feira, 28 de maio de 2009

Para defender os animais selvagens é melhor ser vegetariano?

Não, não é necessário. Ser vegetariano é uma opção alimentar reconhecida e integralmente respeitável, cujas implicações na saúde humana são ainda discutidas, embora os exemplos práticos demonstrem que uma pessoa com dieta exclusivamente vegetariana pode ser tão saudável como outra com uma dieta onívora.

A relação entre ser vegetariano com a defesa dos direitos dos animais, é que ainda não reúne consenso.

Por um lado, temos o óbvio: comer carne contribui para a morte dos animais, é impossível negar tal coisa.

Por outro, no entanto, é necessário reconhecer que o ser humano possui, um organismo adaptado à dieta onívora, e cujas propriedades da carne e do peixe são necessárias para seu metabolismo.

Existem ainda alguns pontos polêmicos e sobre os quais também não há consenso: o que acontecerá aos animais criados para consumo, se esse mesmo consumo for abolido e toda agente passar a vegetariano? Quantas espécies serão extintas? E os animais carnívoros que temos em casa, também deixamos de lhes dar carne? E no aspecto ambiental, dado que a maioria da destruição da Amazônia se deve ao cultivo de soja, o que aconteceria se fossem necessários terrenos para uma produção tão massiva de produtos agrícolas?

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais é clara: "Quando um animal é criado para a alimentação humana, deve ser nutrido, instalado e transportado, assim como sacrificado sem causar de ansiedade ou dor." e ainda "Se a morte de um animal é necessária, esta deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia."

Entendemos ser mais importante a luta pelo melhor tratamento possível aos animais criados para alimento, do que defender o vegetarianismo com tudo o que isso implica nas espécies animais, nos ecossistemas, no nosso organismo e, eventualmente, na sustentabilidade do nosso planeta.

Um comentário:

FABIANA PAOLINI disse...

André , maravilhoso este Blog e vou fazer questão de acompanhar sempre!
Vou adorar lêr tb sobre coelhinhos, vc escreve sobre eles quando puder?
Parabéns e agradeço pelo profissional competente, dedicado, humano... que vc é. Vc é um grande profissional e amigo. Obrigada por tudo. Fabiana e Bethoven