sexta-feira, 3 de julho de 2009

Reportagem: Adote um furão

Ele é uma opção para quem pensa em ter bicho em casa. O ferret, como também costuma ser chamado, pode ser uma divertida companhia. Basta que o dono conheça os cuidados básicos para que ele viva bem e com saúde.

por Beth Fernandes | design Robson Quinafélix | foto Omar Paixão

Simpático, agitado e curioso — assim é a personalidade desse tipinho comprimido e exótico. Se você se interessa, o primeiro passo é escolher direito o seu ferret. Segundo a veterinária Marina Galvão Bueno, consultora do Ibama, a importação do furão americano é permitida, desde que ele seja castrado e tenha um microchip de identificação. Por isso, exija da petshop um certificado que garante sua legalidade e informe o número do dispositivo.

E saiba: "Logo nos três primeiros meses de vida, o furão precisa receber uma vacina própria para a espécie, contra raiva e cinomose, doenças que podem levá-lo à morte" explica o veterinário especializado Renato Miracca, do Centro Veterinário Pet Place, em São Paulo. Um reforço deve ser ministrado anualmente. "Outra precaução importante é conhecer seus hábitos e o padrão de fezes, urina e alimentação", completa. "É que alterações podem indicar problemas de saúde aos quais eles são suscetíveis, como tumores nas glândulas, gripe humana e traumatismos", completa o veterinário André Grespan, da clínica de animais selvagens Wildvet, em São Paulo. Por isso, "se notar sintomas como sonolência, queda de pêlo, diarréia, aumento do abdômen, tremores, convulsão ou apatia, leve-o a um especialista depressa", alerta Grespan.

Além de uma alimentação adequada (veja abaixo), o animal só precisa de uma gaiola com água, uma rede para dormir e brinquedos próprios. A higiene, claro, é fundamental. "Mantenha a gaiola limpa, escove o pêlo do bicho e compre uma vasilha sanitária", ensina Renato. Será que o furão não pode ficar solto no ambiente? Até pode, desde que o dono fique de olho, como se pageasse um bebê que engatinha. "Ele é muito ágil. Tome cuidado com tomadas, janelas, ralos, produtos de limpeza, máquinas e fornos ligados", avisa o veterinário Rodrigo Teixeira, das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo. Mas, por incrível que pareça, dá até para levar seu furão para umas voltinhas na rua. Com coleira especial, é claro!

Retrato Falado:

Origem: Região central dos Estados Unidos.
Hábitos alimentares: São mamíferos e carnívoros. Devem comer uma ração própria, rica em proteínas.
Expectativa de vida: De seis a nove anos.
Preço: De 500 a 1 500 reais

Comportamento: Em geral é um animal dócil, só ataca para se defender. Pode se adaptar aos horários do dono, mas costuma dormir de dia e acordar à noite. Ah, guarde seus objetos favoritos, porque os furões adoram roubá-los e escondê-los.

Não é indicado: Para crianças muito pequenas. Frágeis, os furões podem reagir de jeito agressivo a uma brincadeira mais brusca.

Juan, o simpático personagem da foto da primeira página, é um dos 25 furões adotados pela técnica de informática Elisete Berach, de 41 anos, na foto com Elvis. A paixão por esses animais começou há três anos, quando ela ganhou o primeiro do namorado. A partir de então não parou mais. “Quando alguém não pode mais cuidar do ferret, peço para ficar com ele”, conta. “Em casa tenho um quarto só para eles. São divertidos e cativantes.” Elisete criou até um site que é uma ótima dica para quem quiser aprender mais sobre essa espécie. É só acessar no endereço www.ilovemyferret.com.br

Fonte: Revista Saúde - Ed. Abril

Nenhum comentário: