domingo, 18 de abril de 2010

Como o ovo se forma dentro da ave?

Tudo começa pela gema, que nada mais é que um grande óvulo da ave.

O óvulo da galinha é o maior do reino animal, com cerca de 4 centímetros de diâmetro.

A gema é liberada do ovário e depois "viaja" por uma série de órgãos internos da ave até chegar ao oviducto (útero das aves), local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que ele fique pronto é de aproximadamente 24 horas. Cerca de 30 minutos após botar o ovo, a ave ovula uma nova gema que dará origem a todo o processo novamente.

O curioso é que, quando a ave nasce, todos os óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico. Apenas na idade adulta é que eles ficam prontos para ovulação.

A galinha, em um ano, pode clocar cerca de 265 ovos e pode manter essa produção durante os dois anos que tem de vida numa granja - se for um galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cerca de cinco ou seis anos. Porem, essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a penosa se acasala com um galo.

Os espermatozóides das aves podem ser bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da fêmea. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar filhotes). A gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é difícil diferenciá-la a olho nu.

Etapa mais longa é a fabricação da casca, que acontece no útero e leva cerca de 20 horas

1 - A formação do ovo tem início no ovário da ave. É nesse órgão que se encontram os óvulos, que nada mais são que as gemas. Aqui, os óvulos amadurecem e incorporam grande quantidade de nutrientes, como sais minerais, proteínas e gorduras

Tempo da fase - 0 h

2 - Quando um óvulo (gema) é liberado, ele migra para uma estrutura do aparelho reprodutor chamada infundíbulo. Lá se forma a calaza, membrana espessa que protege a gema e que dará origem à clara. Também é no infundíbulo que os espermatozóides do macho fecundam o óvulo, caso a ave tenha acasalado

Tempo da fase - 0h15

3 - O ovo em formação segue então para o magno, uma espécie de canal. As espessas paredes do órgão liberam substâncias como proteínas, sódio, cálcio e magnésio, que completam a formação da clara, deixando-a bem espessa, diferente da que vemos num ovo cru

Tempo da fase - 3h15

4 - Ao deixar o magno, o ovo vai para o istmo, a última região do aparelho reprodutor antes do ovducto. É aí que a clara ganha água e fica fluida como a conhecemos. No istmo também se forma aquela película que envolve a parte interna da casca do ovo.

Tempo da fase - 4h30

5 - Dentro do oviducto, o ovo recebe uma massa viscosa, secretada pela mucosa do órgão. Tal massa é a base para a formação da casca e se solidifica após ser impregnada por cristais de carbono e cálcio. Essa é a etapa mais longa do processo, com o ovo ficando no útero por cerca de 20 horas

Tempo da fase - 24h30

6 - Quando o ovo está pronto, segue para a cloaca, câmara onde desembocam, além da oviducto, o intestino e o ureter (rins) do animal. Para impedir que o ovo entre em contato com resíduos de fezes e urina presentes na cloaca, a oviducto se projeta para fora no momento da postura.

Nenhum comentário: