sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Chinchilas


Quem nunca pensou em ter uma chinchila levante a mão....
Na verdade, eu poderia levartar a minha até uns 2 meses atrás... apesar de cuidarmos de várias chinchilinhas, nunca tinha pensado em ter uma de estimação lá em casa. Foi quando acabei cuidando de um bebê de poucos dias, após a mãe morrer... então agora posso dizer que eles são coisinhas encantadoras. Muito sapecas. Mesmo com poucos dias de vida. Não teve jeito, me apaixonei! Eles já nascem peludos e com dentinhos e ficam segurando tudo com as mãozinhas. O Qui-qui, aliás, começou a mamar nos meus dedos. Um fofo! Resumindo... depois de um tempinho, ele acabou ficando para mim. Ele tem um mês e meio agora, é espoleta, guloso, soneca e tem opinião. E já atende pelo nome. Tem também um irmãozinho, o Quick. Ele é um pouquinho mais arisco e não mama nos meus dedos. Mas é uma graça também!
Então seguem algumas informações sobre esses fofos peludos:

A Chinchila é um mamífero roedor originário dos Andes. É vegetariana e possui hábitos noturnos, ou seja, é mais ativa durante a noite. Gosta muito de brincar, correr, pular e escalar, mas não é lá muito fã de colo. Se treinadas desde pequenas, atendem pelo nome e obedecem alguns comandos, como "NÂO" (o Qui-qui é exemplo disso!". São desconfiadas e muito inteligentes, ainda mais quando percebem que vc vai colocá-las de volta na gaiola.
O ideal é deixá-las soltas pelo menos por um período diariamente, de preferência à noite, após chegarmos em casa, pois, além de exercitá-las, essa é a hora de vc se aproximar delas. Mas, para isso, é preciso tomar cuidado com o ambiente  a ser usado (que eu chamo de playground). Eles são animais curiosos, então vão subir e escalar tudo o que puderem. São roedores, então nunca deixe à vista algo que não possa ser roído, e tome muito cuidado com fios, pois o choque é uma consequência comum, e pode ser fatal. Deve-se lembrar também que eles conseguem entrar em espaços e frestinhas minúsculas, e por isso temos que fechar todos os vãos, ralos e buracos por onde elas possam passar, inclusive abaixar a tampa do vaso sanitário e fechar janelas (mesmo que altas). Elas também adoram tocas e esconderijos; os de madeira são ideais, porque permitirão que o seu amiguinho desgaste os dentes (cuja importância já foi descrita nesse post ), além de se divertirem. Nunca deixe a sua chinchila solta sem supervisão.
A gaiola deve oferecer espaço suficiente para que possam se exercitar e se movimentar, e o ideal é que ela tenha, pelo menos, dois andares (como já foi dito, chinchilas adoram escalar). Recomendamos também que haja uma grade no fundo da gaiola, para evitar o contato de seu amiguinho com urina e fezes. Não podemos esquecer que a higiene é fundamental para a saúde do seu animalzinho! Então, ao forrar o fundo da gaiola com papel ou serragem, deve-se trocar esses materias diariamente (no primeiro caso) ou duas vezes por semana (no caso da maravalha), lavando com água e sabão neutro a bacia, em todas as trocas. O restante da gaiola deve ser limpo conforme a necessidade, com a frequência mínima de uma vez por semana. Os potes de água e comida devem ser limpos com água e com o auxílio de uma bucha diariamente; no caso de bebedouros, podem ser higienizados semanalmente com água fervente.
As chinchilas possuem uma pelagem bastante fina e densa, isso evita o aparecimento de parasitas nessa região. Mas estão sujeitas à infecção por fungos, por isso deve-se oferecer, em vasilha adequada, o banho com carbonato de cálcio diariamente.
A alimentação deve ser balanceada, composta de ração peletizada específica para chinchilas (as sementes, além de serem muito gordurosas, não possuem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento desses animais), alfafa (solta ou em blocos), frutas (maçã, banana, pêra, mamão - cuidado com a quantidade,...), verduras verde escuras (couve, chicória, rúcula, agrião,...), uva passa (duas ou três unidades por dia), legumes (cenoura, chuchu e abobrinha (cozidos),...), frutas desidratadas (pequenas porções a cada 3 dias, no máximo, pois a maioria contém açúcar). Lembre-se que todos os alimentos devem estar frescos e bem lavados. Sementes de girassol não são recomendadas, pois, além do teor de gordura, sementes armazenadas podem desenvolver fungo que produz uma toxina prejudicial a esses animais.
Os sintomas mais comuns que que sua chinchila não está bem são:
Mudança no aspecto das fezes (devem apresentar consistência firme e formato similar ao de um grão de arroz), ausência de fezes, falta ou mudança de apetite (quando param de ingerir alimentos mais consistentes e preferem os mais macios), alteração de comportamento (prostração), dificuldade para respirar, secreção ou sangramento nos orifícios, etc... Caso seu animal esteja debilitado, leve-o imediatamente a um veterinário.

Um comentário:

Teresa Mesquita disse...

Essa foto e os comentários já causaram impacto aqui em casa, minha caçula já esta pedindo um rsrsrs Ai Jesus!