quinta-feira, 28 de maio de 2009

Chocolate e os animais

O chocolate é e será por muito tempo uma guloseima muito saborosa e a preferida das crianças. A maior parte das pessoas adora chocolate e muitos dos animais também. No entanto, o chocolate NUNCA deve ser oferecido aos animais.

O chocolate contem um alcalóide chamado Teobromina. Este é um produto que vem sendo utilizado como diurético, estimulante do coração ou como vasodilatador e logicamente como todo medicamento, pode ser venenoso em excesso. Certamente um animal teria que comer uma quantidade enorme do chocolate para ficar intoxicado, perguntam muitos donos? Não necessariamente!!!

As doses tóxicas ficam próximas de 100 mg/kg sendo fatais perto de 200 mg/kg. Sendo que a quantidade de teobromina presente depende do tipo de chocolate. O chocolate preto amargo contêm entre 15-20 mg/grama, já o chocolate ao leite contem aproximadamente 1,5 mg/grama. Assim uma ave pequena que pesa somente 300g teria que comer uma quantidade ínfima de chocolate para apresentar sinais de envenenamento. Mesmo um cão com o tamanho de um Labrador poderia morrer se comesse 200 gramas de chocolate preto amargo.

Quais são os sinais de envenenamento por chocolate?

Vai depender da quantidade, do tipo ingerido e do estado de saúde do animal, às vezes nenhum sinal clinico é observado, porem certamente alterações cardio vasculares irão ocorrer. Por isso as fatalidades ocorrem geralmente em animais com problemas cardíacos.

Os sinais habituais são :

* Excitação e nervosismo
* Vômitos e diarreia
* Beber muita água
* Espasmos musculares

O que fazer?

Caso suspeite que seu animal comeu uma quantidade excessiva do chocolate, contacte imediatamente seu médico veterinário.

Um dos problemas com o envenenamento por chocolate é que os sinais clínicos demoram a surgir, podendo levar mais de 12 horas. Outro problema é que a teobromina uma vez absorvida pode permanecer ativa no corpo por 24 horas antes de ser eliminada.

Em casos de ingestão de doses fatais de doses fatais, o óbito ocorre aproximadamente após 24 horas. Por isso, mesmo sem demonstrar nenhum sinal é essencial que o animal seja mantido em observação por no minimo 24 horas.

Todo cuidado é pouco quando se tem animais expertos soltos pela casa!

2 comentários:

Roberto Silva disse...

Nunca imaginei que chocolate pudesse fazer mal. Crio coelhos domésticos e são fanáticos pela guloseima. Descobri sem querer. Ao notar ruído de papel amarfanhado, vi um coelho filhote dentro de um pacote de rosquinhas de chocolate, se locupletando. desse dia em diante, isso passou a fazer parte de seu repertório de gracinhas. Com um pedaço de chocolate na mão, fazia o bicho andar em duas patas, atrás do doce. Os amigo pediam para repetir o truque toda hora. E esse bichinho, um nova zelãndia de quase 6 kg, viveu 10 anos...

Suzana Bazan Almeida disse...

Adorei saber sobre o chocolate e o mal que els fazem aos animais, por mais que me falassem eu não tinha noção da dimensão... a minha Coelhinha Cotcha é fanática por chocolate, não pode sentir o cheiro que vem correndo da onde está, uma vez chegou a pegar o chocolate quase de dentro da boca de uma amiga minha... Evitarei ainda mais vezes de dar essa delícia a ela. Obrigada pela dica.