segunda-feira, 8 de junho de 2009

Notícias: Ibama quer desestimular artesanato feito com penas de araras

O artesanato indígena feito de penas de araras, papagaios e gaviões está com os dias contados. O Ibama do Amazonas lançou, na última sexta-feira (5), uma campanha contra a compra de brincos, colares e cocares que levem penas de animais silvestres. Segundo o órgão ambiental, o comércio desses objetos têm levado a uma matança de aves naturais da região.

A campanha é voltada aos turistas que viajarão à Amazônia para assistir ao Festival Folclórico de Parintins, que será realizado no final de junho. Nessa época, são montadas barracas improvisadas para vender artesanato aos turistas.

O órgão ambiental informa que não são necessários animais silvestres para a confecção das peças artesanais. Podem ser utilizadas penas de animais domesticados, como pato, faisão ou pavão, ou mesmo penas artificiais, de plástico. Segundo o Ibama, as lojas da região já seguem essas instruções, e mesmo as fantasias utilizadas no festival de Parintins já não usam mais penas de animais silvestres como matéria-prima.

Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com. Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível fotos ou vídeos.

Nenhum comentário: