segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Importância do exercício em psitacídeos

Quando em vida livre, os psitacídeos voam muitos quilômetros por dia em busca de alimento, parceiros e lugares seguros para descanso, também para procurar lugares ideais para construção de ninhos e para fugir de predadores. Em todo processo, realizam uma grande quantidade de exercícios aeróbicos.

Consulte nosso artigo sobre “Corte de Asas: O que devemos saber” para poder escolher de maneira consciente sobre cortar ou não as asas da ave.

Exercícios são fundamentais para a saúde de um psitacídeo (físico, mental, emocional e bem-estar). Os exercícios melhoram o condicionamento físico (saúde cardiovascular e muscular), estimula o cérebro alem de oferecerem uma saída para aliviar tédio e o estresse.

Falta de exercícios levam a ave a desenvolver doenças cardíacas, obesidade, depressão, letargia e problemas comportamentais, como agressividade, vocalização (gritar) ou arrancamento de penas.

Infelizmente, quando em cativeiro, a grande maioria das aves de estimação passam a viver uma existência relativamente sedentária que pode levá-las à obesidade e problemas de saúde relacionados a longo prazo.

Os riscos da obesidade são bem conhecidos por todos: problemas circulatórios, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, distúrbios hepáticos, formações tumorais, doenças renais e doenças por excesso de peso (Pododermatite, artrite).

A obesidade pode ser evitada através de exercícios e de uma dieta adequada em que não seja elevada em calorias ou gordura.


Para uma ótima saúde, temos que oferecer aos nossos pássaros oportunidades para se mover, escalar, retalhar e se possível voar para ajudar a manter seus músculos, articulações e coração saudáveis.

Proporcionar saídas da gaiola para realizar exercícios também irá ajudá-los a reduzir o nível estresse, melhorar o equilíbrio e a coordenação, bem como aumentar a sua prontidão mental.

Para exercitar sua ave dentro de casa confira nosso artigo “ Como brincar e exercitar suas aves” .

A Wildvet tem orgulho de oferecer uma grande seleção de brinquedos, playgrounds, balanços e escadas para ajudar a promover e estimular as atividades das aves. Alem de oferecer exames e orientações para monitorar a saúde.

Nenhum comentário: