quarta-feira, 3 de junho de 2009

Beija-Flor : Informações e Curiosidades

Os beija-flores são aves pequenas e coloridas pertencentes à família Trochilidae, para qual já foram descritas cerca de 330 espécies. Eles existem apenas nas Américas, onde podem ser encontrados nos mais diversos ambientes, ocorrem do extremo da América do Sul até o Alasca, sendo mais abundantes nas regiões próximas ao Equador.

A menor espécie de beija-flor pesa menos de 2 gramas (é o chamado beija-flor abelha) e a maior é o beija-flor gigante, que pesa cerca de 25 gramas e pode viver a mais de 4.000 metros de altitude.

O registro mais antigo desta ave é um fóssil de mais de 30 milhões de anos, que foi encontrado na Alemanha. Como atualmente os beija-flores só existem nas Américas, os cientistas ainda estão em dúvida entre duas hipóteses. A primeira é que eles existiam na Europa, mas se extinguiram há milhões de anos.

A outra é que o fóssil na verdade não pertence a um ancestral do beija-flor, mas sim a outra ave parecida. Esta segunda teoria é a mais aceita, pois se acredita que os beija-flores tenham se originado nas florestas do Brasil, onde competiam com os insetos pelo néctar das plantas, e então se dispersado para o resto do continente americano.

Alimentação do beija-flor

Os beija-flores possuem um bico fino e comprido e uma língua bifurcada com a qual se alimentam do néctar no interior das flores. Embora sejam tão pequenos, podem comer uma quantidade de néctar cerca de duas vezes ou mais do o seu próprio peso.

Porem é importante saber que o néctar é somente um combustível “rapido” que o beija-flor utiliza para sair em caça de pequenos insetos e outros invertebrados que complementam sua dieta. Na ausência de proteína de origem animal (Insetos) o beija flor não consegue sobreviver por muito tempo.

Algumas espécies migram em épocas de escassez alimentar, como uma existente no México, que voa até o Alasca percorrendo mais de 4.000 km, estes pequenos, antes de migrar, costumam se alimentar intensamente, podendo até dobrar de tamanho em apenas uma semana, para suportar a viagem.

A importância do beija-flor é imensurável, pois é um importante agente polinizador, já que ao introduzir seu bico na flor em busca de alimento, milhares de grãos de pólen grudam em seu corpo e ele acaba levando-os de uma flor a outra.

Sem esta polimerização, muitos frutos e plantas deixariam de existir, o que seria um desastre sem dimensões em nosso ecossistema. Inúmeras espécies de plantas e animais poderiam desaparecer do nosso planeta para sempre. Lembre-se que tudo esta interligado e em equilíbrio na natureza.

Metabolismo dos beija-flores

Os beija-flores possuem uma alta taxa metabólica. Seu coração é responsável corresponde 15% do seu corpo (Esta proporção é a maior entre todos os animais). Em repouso, a freqüência cardíaca é 500 vezes por minuto, chegando a mais de 1.200 batidas durante o vôo. Durante o inverno, com frio muito intenso ou de falta de alimento, o beija-flor é capaz de “hibernar”, baixando seu metabolismo fazendo sua pulsação ficar abaixo de 50 batidas por minuto.

Uma curiosidade sobre a fisiologia desta ave é que os impulsos elétricos responsáveis pela movimentação de suas asas são muito intensos, muito parecido com os insetos. Suas asas podem bater até 80 vezes por segundo e eles podem permanecer parados no ar, além de serem as únicas aves capazes de voar para trás.

Reprodução e cuidado parental dos beija-flores

Os machos possuem uma coloração chamativa e brilhante, enquanto as fêmeas possuem cores mais discretas. Acredita-se que as fêmeas possuem este padrão como forma de camuflagem, ficando menos visíveis aos predadores quando estão no ninho cuidando dos filhotes, ao contrario dos machos, que precisam aparecer em destaque para atrair parcerias para a reprodução.

As fêmeas constroem o ninho, encubam os ovos e alimentam os filhotes sem ajuda dos machos. Em geral esta ave bota apenas dois ovos, sendo o período de incubação entre 15 e 20 dias.

Os filhotes abrem os olhos com quatro a cinco dias e começam a voar após três ou quatro semanas de vida.

Estas pequenas aves vivem entre quatro e oito anos, porém existe o relato de um indivíduo que viveu, em cativeiro, por 17 anos.

Cuidados com bebedouros com açúcar comum

A falta de higiene nos bebedouros faz mal e até mesmo pode matar os beija-flores.

Os bebedouros devem ser muito bem limpos e a água açucarada trocada diariamente, deve-se utilizar misturas próprias para beija-flores que são mais estáveis e evitam a proliferação de fungos. Um bebedouro com açúcar comum deve ser muito bem limpo no minimo duas vezes ao dia.

A cada 3-5 dias lave o bebedouro com água e sabão neutro, escove bem onde haja depósito de sujeira e pontos pretos. Coloque de molho por 20 minutos em recipiente com água misturada com um uma colher de vinagre. Enxágüe bem e deixe secar para reutilização no dia seguinte.

Se possível adquirir dois bebedouros. Enquanto um é removido para limpeza se coloca o outro com uma mistura nova, limpo no dia anterior.

O bebedouro não substitui as necessidades nutricionais dos beija-flores, já que o néctar tem outros nutrientes além do açúcar e, além disso, os beija-flores devem se alimentar de pequenos insetos e artrópodes, de onde obtêm proteínas fundamentais para seu metabolismo.

Nunca tente pegar um beija-flor por curiosidade ou brincadeira. Alem de muito pequeno e frágil, uma pequena fratura pode condená-lo a morte.

Caso encontre um pequenino caído no chão, aqueça-o bem, ofereça um pouco de água com açúcar no bico, examine cuidadosamente para ver se não há fraturas ou lesões. Se ele estiver bem e conseguir voar, libere-o imediatamente, mas muito cuidado com as janelas de vidro!

Nenhum comentário: