sexta-feira, 16 de abril de 2010

Como o ovo se forma no corpo das aves?

O ovo se forma num processo lento, que dura em média 25 horas e se divide em duas fases. A primeira, com duração de 4 horas, corresponde à formação de todos os componentes internos do ovo. A segunda fase leva até 21 horas e é quando ocorre a deposição de cálcio para a formação da casca.

O ovo inicia sua formação no ovário e se desenvolve à medida que caminha pelos compartimentos ovidutos, órgãos que formam o aparelho reprodutor das aves (infundíbulo, magno, istmo, útero e vagina). Nos ovários forma-se a gema, com a incorporação de sais minerais, proteínas e lipídios ao citoplasma do oócito (óvulo).

O infundíbulo, uma estrutura tubular de 4 a 10 centímetros, tem a função de captar o oócito, servir de sede para a fecundação, lubrificar a mucosa para a passagem do ovo e formar as proteínas que mantêm a gema no centro do ovo. O magno é o responsável pela formação da clara. No istmo forma-se a membrana da casca do ovo, constituída por uma proteína chamada ovo-queratina. No útero o ovo recebe uma grande quantidade de água e vitaminas, forma-se a casca e a coloração. O órgão também é responsável pela regulação do conteúdo salino e aquoso.

O ovo se forma na ave independentemente da fecundação, da mesma maneira que a mulher ovula todos os meses, mesmo sem ter relação sexual. As galinhas, por exemplo, botam ovos todos os dias. O ovo não fecundado é aquele que consumimos (nos fecundados, a gema serve para a alimentação do embrião).

Nenhum comentário: