sexta-feira, 23 de julho de 2010

Doença de Tyzzer

Trata-se de uma infecção bacteriana causada pelo Clostridium piliforme, e é caracterizada por diarréia aquosa profusa, anorexia, desidratação, letargia, dificuldade de locomoção com os membros posteriores e morte dentro de 1-3 dias desde o inicio dos sintomas.

Em geral acomete coelhos recém-desmamados (Seis a doze semanas de idade). Uma doença rápida e alguns surtos agudos têm sido associados com mais de 90% de mortalidade. Alguns animais podem desenvolver infecções crônicas que debilitam o animal por um longo período.

A infecção ocorre pela ingestão (Chão ou alimentos contaminados) e está associada à falta de correta higiene e stress. Os animais podem se contaminar também em parques e áreas com terra como o quintal de algumas residências.

A ação desta bactéria é no intestino dos coelhos, levando a uma enterite necrótica (Destruição total da mucosa intestinal), acometendo também o fígado e o coração.
Infelizmente, o diagnóstico é feito após a morte do animal, através do exame histológico com colorações especiais (por exemplo, Giemsa ou técnica de Warthin Starry) para observar a bactéria que fica dentro das células do animal.

O exame de cultura é impraticável, porque a bactéria não cresce em meios artificiais. Testes sorológicos estão disponíveis para animais de laboratório e no Brasil não são realizados comercialmente.

A doença de Tyzzer afeta diversas espécies, mas não tem sido relatada em seres humanos, embora os títulos tenham sido documentado em mulheres grávidas.

Os antibióticos utilizados com sucesso no tratamento desta doença em outros animais não têm os mesmos resultados em coelhos e ainda não há nenhuma vacina disponível.

O uso de desinfetantes e limpeza constante do local onde os coelhos habitam reduzem a presença de esporos do Clostridium piliforme.

Nenhum comentário: