segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Coelhos e roedores são ótimos pets, mas precisam de cuidados diferentes

Por Andrea Miramontes, do Portal R7

Cada tipo de bicho tem uma ração específica e precisa de uma temperatura diferente

Em comum, eles são exigentes com a limpeza diária das gaiolas, fogem com destreza e engordam com facilidade. Mas quem quiser ter um roedor em casa tem de saber que nem todos são iguais.

Alguns ainda precisam de cuidados especiais, como explica o médico-veterinário André Grespan, mestre pela USP (Universidade de São Paulo) e responsável pela clínica Wildvet, especializada em animais exóticos.

- As chinchilas são adaptadas ao clima frio e sofrem muito com o calor, elas podem até morrer com altas temperaturas.

Outro adepto de baixas temperaturas é o coelho, que não é considerado um roedor, mas sim um lagomorfo, espécie que tem uma dentição diferente.

Todos os roedores possuem um par de incisivos na arcada dentária superior, enquanto os lagomorfos possuem dois pares.

Conheça cinco roedores de espécies diferentes e aprenda cuidados necessários para que eles vivam bem dentro de casa

Existem os minicoelhos, que pesam cerca de 1 kg, e os coelhos comuns, que podem chegar aos 10 kg (cada). Eles vivem cerca de dez anos. Os coelhos devem comer muitos vegetais e somente 10% de frutas, quando adultos.

Filhotes não podem comer frutas, pois não digerem bem a frutose (açúcar natural encontrado nesse tipo de alimento). O especialista lembra ainda que coelhos também não podem viver presos.

- Como são maiores, não devem ficar o dia todo em gaiolas. Isso pode levar à obesidade e ao desenvolvimento de problemas sérios nos pés e na coluna. Recomenda-se um quintal para que o animal fique solto.

Tanto os coelhos quanto os roedores possuem uma atração por fios elétricos e telefônicos, por isso eles podem se machucar gravemente, quando soltos sem supervisão.

Nenhum comentário: