sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Escolhendo uma gaiola para sua ave.

Para escolher uma gaiola, tenha os seguintes pontos em mente:

1) Ela deverá ser grande o bastante para acomodar sua ave de maneira confortável e segura. Resistente para durar o máximo de tempo possível, além de ser fácil para manter limpa e alimentar a sua ave.

2) Se a sua ave será interativa ou não. Aves interativas são aquelas que foram criadas na mão e são sociáveis a ponto de saírem da gaiola, exercitarem-se dentro de casa e interagirem com você.

Dessa forma, a gaiola não precisa ter espaço para acomoda-la com conforto, juntamente com seus brinquedos e apetrechos e suficiente para que possa esticar suas asas, sem que se machuque ou estrague suas penas. Uma ave não sociável deverá ter uma gaiola grande o suficiente para que ela possa voar e se exercitar com facilidade, mantendo a boa forma e a saúde.

3) A porta da gaiola deverá abrir plenamente, permitindo acesso e manuseio fáceis. Precisa também ser segura para que a ave não escape, sem que ninguém a veja, podendo se perder ou até morrer. Ave interativa necessita de uma porta maior para que você possa tirá-la e devolvê-la à gaiola com facilidade.

4) Evite gaiolas redondas, pois a ave não terá um canto para se proteger se sentindo sempre insegura e desorientada.

5) A gaiola deverá apresentar espaço suficiente também para abrigar seus brinquedos.

6) A distância entre os arames deverá ser proporcional ao tamanho da ave, evitando fugas ou acidentes com pés ou cabeça presos na grade.

7) Dê preferência, sempre que possível, para gaiolas com comedores e bebedores externos. Dessa forma, evita-se o contato de fezes com seu alimento e água, onde geralmente está a maior fonte de contaminação.

Nenhum comentário: